A coluna vertebral, também chamada de coluna espinhal ou espinha dorsal, é a estrutura responsável pela locomoção, equilíbrio, sustentação do peso e proteção dos nervos. Toda a sua formação, que inclui vértebras, discos intervertebrais, músculos e ligamentos, serve para preservar a medula espinhal e as raízes nervosas, elementos cruciais para a comunicação entre o cérebro e o restante do nosso corpo.
Quando vista, tanto de frente quanto de costas, deve ser retilínea. Mas há o desenvolvimento de curvaturas na posição lateral, chamadas de lordose (encurvação excessiva da parte inferior da coluna) ou cifose (curvatura acima de 45° na parte superior das costas), diante da perda de equilíbrio da coluna.
A curvatura anormal pode resultar em algumas doenças, a exemplo de trauma do sistema neuromuscular. Em adultos, a cifose muitas vezes está relacionada com quadros de osteoporose – condição que provoca uma redução progressiva na densidade óssea e intensifica os riscos de fratura. Já em crianças, pode ser motivada por desordens genéticas e lesões.